Este blog é uma espécie de "diário de bordo", uma forma de registrar e compartilhar um pouco do trabalho que venho desenvolvendo na busca da minha palhaça.


Espero que os leitores curtam cada depoimento, pois é sempre um relato sincero do que acontece, do que penso e sinto durante todo esse processo de "encontro comigo mesma"!!!

Críticas

Queridos colegas, leitores e curiosos, a crítica que segue é para encantar a alma - pelo menos a minha!!!!


Segue um link para acompanhar as críticas do 12º Festival de Cenas Curtas Galpão Cine Horto!





26/06 – por Valmir Santos

Há algo de muito triste na alma de todo palhaço. A criação e atuação de Ana Fuchs é digna dessa filiação que, no caso do cinema, pode-se dizer felliniana de nos fazer rir com uma ponta de dor lá no fundo da alma. A radiografia da solidão humana apresentada em “Amostra grátis” é primorosa. A solidez em semear e colher o riso é dada aos olhos do público com muita perspicácia na íris, na postura física, na habilidade em delegar aos objetos e aos figurinos a mesma dignidade suposta na composição da figura cômica plena de humanidade desde a ponta de seu nariz vermelho.
Quando a cena começa, já somos íntimos da casa da palhaça devidamente paramentada. Escovamos os dentes com ela, passamos batom e somos surpreendidos pela campainha. Ao desembrulhar a sua encomenda, ela enreda o público por uma crônica amorosa. Somos cúmplices da sua relação com um manequim com quem monologa sua paixão e uns passos de dança embalada pela canção italiana.
O encantamento passional é tanto que ela quebra o boneco-fetiche, chora sua morte e desvencilha-se rapidamente do luto para uma nova aventura, fita métrica em punhos, para medir os homens que encontrar. Como o espectador que saúda na primeira fila, puxa para si e salta em seu colo.
Ana Fucks tem o público nas mãos e em nenhum momento se gaba disso em cena. Sabe que não está sozinha, carrega consigo a tradição milenar do circo, dos mestres palhaços dos antigos pavilhões e lonas que marcaram o interior e algumas capitais do Brasil no início do século passado. Daí o despojamento serelepe no modo de cativar com sua pesquisa patente em torno do gênero, sua assertividade para com os estados de humor da vida. Sua palhaça jamais excede, até nos momentos de exagero deliberado. Deixa-se guiar pela menor grandeza numa cena que é número circense e drama teatral. Equilibrá-los é a transcendência que nos envolve.





25/06 – Por Soraya Belusi


"Ana Fuchs, de Porto Alegre, teve a missão de encerrar a noite de apresentações. E, enfim, chegou o clown a esta edição do Cenas Curtas (a linguagem está sempre presente no evento e proporciona, tradicionalmente, bons momentos). “Amostra Grátis” mostrou uma atriz da linguagem do clown que entende seu objeto de pesquisa com inteligência, domínio dos elementos do jogo do palhaço, da relação com a plateia, do tempo da “piada”, da utilização dos opostos emocionais. Para contar a história dessa solitária palhaça que busca o amor a qualquer custo, ela constrói uma dramaturgia bem redondinha, com a preparação para o encontro, a sedução do objeto de conquista, a alegria da ilusão do amor até chegar ao fracasso de se deparar com a realidade de que ele não existe.
A criadora, com todas as qualidades que demonstrou em cena, parecia confortável em suas escolhas, o que pode soar como algo seguro demais. Assim como no circo, fica a vontade de ver algo que lhe coloque num estado de alerta, na fronteira do perigo. Talvez, um elemento que podia ter feito parte de todos os trabalhos da noite: o pulo vertiginoso rumo ao abismo (claro, com a rede embaixo)!"