Este blog é uma espécie de "diário de bordo", uma forma de registrar e compartilhar um pouco do trabalho que venho desenvolvendo na busca da minha palhaça.


Espero que os leitores curtam cada depoimento, pois é sempre um relato sincero do que acontece, do que penso e sinto durante todo esse processo de "encontro comigo mesma"!!!

Portfólio

AMOSTRA GRÁTIS
Criação e atuação Ana Fuchs


O espetáculo AMOSTRA GRÁTIS é uma história de amor, de risos, de tristezas e de desejos. Trata-se da história de uma solitária palhaça que busca em um catálogo de homens um companheiro para sua vida. Porém o que chega a sua solitária residência é uma grande surpresa, com o qual ela vive todos seus sonhos românticos!

1. Características

·         Espetáculo adulto de palhaço
·         Duração: 50 min
·         Área de atuação: adaptável a diferentes tipos de palco e espaços.
·         Necessidades técnicas: aparelhagem de som (aparelho cd ou computador e caixas de som compatíveis); iluminação mínima conforme plano de luz anexo. Linóleo para o chão do palco.
·         Cenário: composto por uma poltrona inflável.
·         Número de componentes: 03 (ator, sonoplasta e iluminador)

Contatos: ana_fuchs@ig.com.br
              (051) 91372157 - (051) 33985332

Foto Rafael Lins - Manaus 4º Festival Breves Cenas de Teatro 2011


2. O que, porque e como

O espetáculo AMOSTRA GRÀTIS é uma história de amor, de risos, de tristezas e de desejos. Trata-se da história de uma solitária palhaça que busca em um catálogo de homens um companheiro para sua vida. Porém o que chega a sua residência é uma grande surpresa (um manequim masculino), com o qual ela vive todos seus sonhos românticos.
Foto Guto Muniz

A temática escolhida para este projeto parte da necessidade de refletir sobre os desdobramentos da vida, do amor, das desilusões, das idealizações e das projeções que fazem parte da vida amorosa e do cotidiano das pessoas. Esses temas são abordados a partir da perspectiva do palhaço, do olhar ingênuo e ao mesmo tempo transgressor, que apresenta situações além da lógica das ações do dia-a-dia, possibilitando a compreensão de outros pontos de vista e, provocando crítica através do riso e da emoção.

AMOSTRA GRÁTIS é o resultado de uma pesquisa que vem se desenvolvendo deste agosto de 2010, a partir de uma oficina realizada junto ao grupo LUME. Inicialmente o trabalho tinha como objetivo manter o que havia sido iniciado na oficina, buscando qualificar cada vez mais as características do palhaço e desenvolver o jogo com a plateia. O trabalho tornou-se uma busca solitária, no sentido de não ter direção ou orientação, configurando-se em uma experimentação sem a condução de um olhar externo. Entretanto é uma busca acompanhada de colaboradores, amigos, e colegas de trabalho que surgem para ajudar, assistir, comentar ou apenas dar vida à plateia através de gargalhadas.
O espetáculo então é o resultado desta trajetória de busca por uma identidade artística, do desafio de um trabalho solitário, do atuar e olhar sobre si. Pretende-se com o AMOSTRA GRÁTIS a afetividade na comunicação, em uma composição teatral que seja capaz de mobilizar e aliar-se à sensibilidade do público para a construção de um encontro teatral de vitalismo e  produção de sentidos. 

3. Trajetória




Fotos Marcelo Peres (Goiânia - Circuito da Cena 211)

O espetáculo AMOSTRA GRÁTIS estreou em outubro de 2010 e vem se desenvolvendo e se transformando conforme as intervenções e experiências junto ao público. A trajetória é marcada por três principais momentos: a construção primeira, o desenvolvimento de uma cena curta e a recriação e configuração atual do espetáculo.

Em outubro de 2010 foi feita uma pequena e primeira temporada do espetáculo AMOSTRA GRÁTIS no teatro Álvaro Moreira em Porto Alegre. O objetivo destas apresentações era fazer uma experiência junto ao público, a fim de aprimorar o jogo clownesco e possibilitar uma reconstrução do material já desenvolvido a partir e conjuntamente com a plateia. Seguiram-se apresentações em escolas para professores e grupos de alunos da EJA, sendo bem recebido pelo público.

No ano de 2011, no mês de junho, o trabalho alcança visibilidade nacional através do 12º CENAS CURTAS DO GALPÃO CINE HORTO. Para este momento, alguns fragmentos do espetáculo foram selecionados e remodelados para a composição de uma cena curta, pois o festival exigia a apresentação de um material de no máximo 15 minutos.
O festival foi acompanhado por um grupo de artistas de todo o Brasil encarregado de propor discussões sobre os trabalhos. Os debates foram mediados pelo crítico e pesquisador teatral Valmir Santos que também fez uma crítica sobre o espetáculo. A cena foi escolhida, entre as melhores do festival e retornou para uma temporada de quatro apresentações em Belo-Horizonte.

No mês de setembro do mesmo ano a cena curta do AMOSTRA GRÁTIS participou do CIRCUITO DA CENA em Goiânia no Projeto do VivoEnCena, coordenado por Expedito Araújo e realizado pelo Galpão Cine Horto. Para os debates os convidados foram Nina Caetano (UFOP-MG) e Francis Wilker (Teatro do Concreto–DF)

Em 2012 a cena foi selecionada para o 4º FESTIVAL DE CENAS BREVES de Manaus e se apresentou no dia 24 de março, juntamente com outros grupos do Brasil, no Teatro Amazonas, ganhando o prêmio de Melhor Performance Cômica. Também neste ano participou do IV Pantalhaço em Campo Grande.

A paticipação nestes festivais pode ser vista no youtube nos endereços: http://www.youtube.com/watch?v=O_-MEQ-rUWw

Todas essas experiências junto ao público, o encontro e a qualificação com diferentes profissionais da arte do palhaço, assim como os novos questionamentos, exigiram uma reestruturação do material criado. Em 2012 a cena curta participou do cabaré de palhaços do PANTALHAÇO em Campo Grande. Neste mesmo ano iniciou-se uma nova etapa, de retomada do espetáculo na íntegra, em seus 50 minutos de jogo. A dramaturgia foi revisada e novos números foram incluídos. O espetáculo foi reconfigurado e em abril de 2012 reestreiou na cidade de Caxias do Sul. Seguiram-se duas temporadas em Porto Alegre e a participação no 3º FESTIVAL PALHAÇADA em Goiânia.

O ano de 2013 inicia com a participação no I FESTIVAL DE MONÓLOGOS DE CAXIAS DO SUL e com o convite para o encerramento do 5º FESTIVAL DE CENAS BREVES, no mês de março em Manaus. O espetáculo também participou do 11º SESC FESTCLOWN – Festival Internacional de Palhaços de Brasília, no mês de maio deste ano. A cena curta do AMOSTRA GRÁTIS foi selecionada para um curso sobre o aperfeiçoamento de números de palhaço com AVNER EISEMBERG (EUA), em Goiânia, que culminou com a apresentação no Cabaré da 3ª edição do festival NA PONTA DO NARIZ.
O espetáculo na íntegra pode ser conferido nos links a seguir:


4. Ficha Técnica                  
Criação e atuação: Ana Fuchs
Criação da trilha sonora: Ana Fuchs e Pablo Damian
Figurinos: Ana fuchs, Cristina Lissot e MirvanaBoldrin
Cenário: Ana Fuchs
Iluminação: Juarez Barazetti
Sonoplastia: Gabriel Zeni

5. Críticas                                         

5.1 Crítica de Valmir Santos
Jornalista e pesquisador de teatro. Colaborador da Revista Bravo!,do Jornal Valor Econômico e editor do site independente Teatrojornal (www.teatrojornal.com.br). Postada no site do cenas curtas em junho de 2011 (http://cenascurtas2011.wordpress.com/category/no-calor-da-cena/).

Postedon Junho 28, 2011
26/06 – por Valmir Santos
Há algo de muito triste na alma de todo palhaço. A criação e atuação de Ana Fuchsé digna dessa filiação que, no caso do cinema, pode-se dizer felliniana de nos fazer rir com uma ponta de dor lá no fundo da alma. A radiografia da solidão humana apresentada em “Amostra grátis” é primorosa. A solidez em semear e colher o riso é dada aos olhos do público com muita perspicácia na íris, na postura física, na habilidade em delegar aos objetos e aos figurinos a mesma dignidade suposta na composição da figura cômica plena de humanidade desde a ponta de seu nariz vermelho.
Quando a cena começa, já somos íntimos da casa da palhaça devidamente paramentada. Escovamos os dentes com ela, passamos batom e somos surpreendidos pela campainha. Ao desembrulhar a sua encomenda, ela enreda o público por uma crônica amorosa. Somos cúmplices da sua relação com um manequim com quem monologa sua paixão e uns passos de dança embalada pela canção italiana.
O encantamento passional é tanto que ela quebra o boneco-fetiche, chora sua morte e desvencilha-se rapidamente do luto para uma nova aventura, fita métrica em punhos, para medir os homens que encontrar. Como o espectador que saúda na primeira fila, puxa para si e salta em seu colo.
Ana Fuchs tem o público nas mãos e em nenhum momento se gaba disso em cena. Sabe que não está sozinha, carrega consigo a tradição milenar do circo, dos mestres palhaços dos antigos pavilhões e lonas que marcaram o interior e algumas capitais do Brasil no início do século passado. Daí o despojamento serelepe no modo de cativar com sua pesquisa patente em torno do gênero, sua assertividade para com os estados de humor da vida. Sua palhaça jamais excede, até nos momentos de exagero deliberado. Deixa-se guiar pela menor grandeza numa cena que é número circense e drama teatral. Equilibrá-los é a transcendência que nos envolve.
5.2 Crítica de Soraya Belusi

Jornalista de Belo Horizonte, encarregada de analisar os trabalhos apresentados no festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto(http://cenascurtas2011.wordpress.com/category/no-calor-da-cena/).
Postedon Junho 26, 2011

BOAS EXECUÇÕES, SEM ALTOS NÍVEIS DE DIFICULDADE

25/06 – Por Soraya Belusi
Ana Fuchs, de Porto Alegre, teve a missão de encerrar a noite de apresentações. E, enfim, chegou o clown a esta edição do Cenas Curtas (a linguagem está sempre presente no evento e proporciona, tradicionalmente, bons momentos). “Amostra Grátis” mostrou uma atriz da linguagem do clown que entende seu objeto de pesquisa com inteligência, domínio dos elementos do jogo do palhaço, da relação com a plateia, do tempo da “piada”, da utilização dos opostos emocionais. Para contar a história dessa solitária palhaça que busca o amor a qualquer custo, ela constrói uma dramaturgia bem redondinha, com a preparação para o encontro, a sedução do objeto de conquista, a alegria da ilusão do amor até chegar ao fracasso de se deparar com a realidade de que ele não existe.A criadora, com todas as qualidades que demonstrou em cena, parecia confortável em suas escolhas, o que pode soar como algo seguro demais. Assim como no circo, fica a vontade de ver algo que lhe coloque num estado de alerta, na fronteira do perigo. Talvez, um elemento que podia ter feito parte de todos os trabalhos da noite: o pulo vertiginoso rumo ao abismo (claro, com a rede embaixo)!
Fotos Aderson Mendes (Goiânia - 3º Palhaçada 2012)
5.3 Comentário Rodrigo Roblenho

Rodrigo Robleño, o palhaço Viralata, é ator, diretor, autor e professor de teatro. Trabalhou em grupos como Armatrux e Cirquedu Soleil (Varekai). Comentário feito a respeito espetáculo AMOSTRA GRÁTIS versão na íntegra apresentado no Festival Palhaçada em Goiânia 2012.

Eu lhe disse e agora lhe escrevo: tenha bons caminhos. Foi um prazer lhe conhecer e desejo muito sucesso em seu espetáculo....eu, pelo menos, adorei. E quero ver você em outros festivais pelo Brasil.

5.4 Comentário Marco Coelho Bortoleto

Professor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (Circus). Parceiro do Departamento de Casting do Cirquedu Soleil na área de acróbatas e ginastas. Comentário feito a respeito espetáculo AMOSTRA GRÁTIS versão na íntegra apresentado no Festival Palhaçada em Goiânia 2012.

É isso mesmo ANA,
corajosa, audaciosa, firme, inteligente é, claro, muito divertida. Adorei seu espetáculo!
Foto Aderson Mendes (Goiânia - 3º Palhaçada 2012)
6. Relação de músicas utilizadas

Música
Autor
Tempo
Volare
Compositores: D. Modugno - Migliacci Intérprete: Gipsy Kings
4:20
Quero te dar
Compositores: Dj Dede e Pardal
Intérpretes: Gaiola das Popozudas
3:15
I time for us
Compositor e intérprete: Henry Mancini
2:10
I want to know what love is
Compositor M.Jones
Interprete Mariah Carey
6:00
Jáseinamorar
Compositor e
intérpretes:Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte
3:05
Não se vá
Compositor: Alan Barrierre
Tradução: Thina
Intérpretes: Jane e Herondy
2:14

Foto Marcelo Peres (Circuito da cena 2011)