Este blog é uma espécie de "diário de bordo", uma forma de registrar e compartilhar um pouco do trabalho que venho desenvolvendo na busca da minha palhaça.


Espero que os leitores curtam cada depoimento, pois é sempre um relato sincero do que acontece, do que penso e sinto durante todo esse processo de "encontro comigo mesma"!!!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

AVNER reverberando

Aqui começo a descrever e analisar como a oficina com o AVNER EISEMBERG está reverberando no AMOSTRA GRÁTIS.
Primeira experiência no Cabaré do 3º Na ponta do Nariz.
Segunda experiência no 11º SESCFESTCLOWN - Festival Internacional de Brasilia.

Aproveitei o Cabaré para exercitar principalmente a respiração, que pra mim é bem clara e mais consciente nos momentos iniciais em que inspiro quando encosto no boneco e expiro quando me tomo de felicidade de poder vê-lo. Também percebo mais claramente a respiração quando tento beijá-lo e quando a cabeça cai. Em momentos mais controlados e calmos da ação eu consigo perceber e utilizar melhor a respiração do que naqueles mais frenéticos.

Para a apresentação do SESCFESTCLOWN, questionei muitos momentos, alguns consegui alterar, outros mantive como sempre faço, tive medo de comprometer o espetáculo com algo novo que eu não domino ainda. A questão da inspiração e expiração como algo consciente para construir elo com a plateia e para criar novas intenções para o movimento é impressionante. Tenho muito vivo na minha mente a cena inicial em que caio do puff rosa e saio lá de trás, inspiro, olho a plateia e expiro feliz e tranquila. Funcionou! Lembro bem das respirações quando leio a revista e recebo o boneco. Ainda é mais claro a respiração nos momentos mais controlados. Quando a ação e o movimento tem um tempo muito rápido ainda não consigo ter consciência dessa respiração e por consequência é difícil fazer modulações. Sei que o próprio movimento altera a respiração, mas quero experimentar a dinâmica contrária, controlando e modulando a respiração para ver como isso reverbera no trabalho. mas sei que isso é um processo a longo prazo!
Estou disposta a trabalhar sob esta perspectiva para qualificar o trabalho.

Experimentei as indicações de "recato" dadas pelo Avner, em relação ao beijo na boca do boneco. Fiz como ele indicou, beijando vagarosamente, mas primeiro utilizei a inspiração no momento em que me dei conta que tinha conseguido beijar na boca e a expiração no momento seguinte em que me sinto feliz pela conquista. fez efeito direto na plateia - incrível! Entretanto, todavia e contudo não deixei de lamber o nariz, porque gosto desse momento, é como se eu tivesse perdido o controle e de tanto prazer em beijar acabo lambendo o nariz. tenho consciência de que beira a estupidez, mas é uma escolha consciente.

Lembro bem quando ele disse algo mais ou menos assim: "Agora vocês podem analisar o conhecimento novo em relação ao que vocês já aprenderam, fazer experimentos e ver o que fica e o que se sustenta de fato. Vocês deverão fazer escolhas."

O novo realmente desequilibrou muitas das estruturas já enrijecidas do meu trabalho (que bom!!!), mas estou no movimento de fazer experimentos entre o novo e o velho e fazer as minhas escolhas!

Me sinto reaprendendo a andar, com a felicidade de poder vislumbrar novos caminhos, com medo do novo, mas me permitindo cair e experimentar novos passos. To feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário