Este blog é uma espécie de "diário de bordo", uma forma de registrar e compartilhar um pouco do trabalho que venho desenvolvendo na busca da minha palhaça.


Espero que os leitores curtam cada depoimento, pois é sempre um relato sincero do que acontece, do que penso e sinto durante todo esse processo de "encontro comigo mesma"!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Agora eu conto ou obrigada Rodrigo Robleño

Agora eu conto o que ouvi dos meus colegas palhaços!
Primeiramente MUITO obrigada RODRIGO ROBLENO por todas as generosas observações!
Nossa! Serão todas observadas e trabalhadas.
O Rodrigo deu um olhar principalmente ao que se refere a estrutura do espetáculo e ao desencadeamento das ações. Ele retomada uma questão que é muito cara para mim e que também foi apontada pelo Ricardo Puccetti no último curso que fiz. Os apontamentos do Ricardo eram na direção da lógica do palhaço, o que gera determinada reação, qual a lógica que desencadeia determinadas ações e reações? O que o rodrigo fez foi questionar algumas ações que aparecem no espetáculo e dão a cara de algo montado e não de algo que surge pela ação anterior, ou por algum desencadeador. To conseguindo ser clara? O Rodrigo observou momentos do espetáculo em que as ações estão gratuitas, que aparecem simplesmente porque fazem parte da estrutura montada. Mas além de questionar e apontar ele fez sugestões de como compor essa lógica da CAUSALIDADE a partir das próprias ações que estão no trabalho mas que eu não tinha percebido. Óbvio isso é olho de direção, que eu não tenho...tssssssssss Mais uma vez obrigada Rodrigo Robleno
Me lembrei agora quando Pepe diz que devemos agir como se ações estivessem sendo criadas naquele momento, mesmo que não sejam! Tudo se interliga
Talvez a palavra seja REAÇÃO, mesmo quando é apenas estrutura deve parecer reação a algo, uma "idéia da hora".
Outra coisa comentada é sobre o estado do palhaço. Para mim é importante pensar sobre isso, porque de alguma forma pode estar conectado com o sentimento de liga e desliga que tive durante o espetáculo e é algo recorrente em outras postangens, acho que tem um elo com o estado de INTEIREZA também. Tenho consciência que em muitas apresentações o estado do palhaço vai e vem, assim como em muitas ela teve presente quase todo o tempo. Também tenho consciência de que é algo que requer tempo e trabalho junto ao público. Mas nas conversas fiquei bisbilhotando em que momentos parece que esse estado se perde. O que foi levantado é que parece se perder quando entra a fala e a interação mais direta com o público. Sim, acho que concordo, porque o ainda explorei pouco o elemento da fala e porque como me disse o o Rodrigo eu posso ter usado de maneira distorcida, no sentido de usar para preparar algo e não como consequência do momento! Mais uma vez obrigada Rodrigo Robleno porque apontar o problema é uma coisa, buscar soluções é um mundo!
Acho que essa postagem deveria ter como título OBRIGADA RODRIGO ROBLENO! Vou mudar!
Lembrando do espetáculo e das minhas sensações em relação a ele eu percebo claramente os momentos em que a atriz foi maior que a palhaça, agora é momento de reorganizar e dilatar o estado da palhaça para esse momentos de escorregão!






Nenhum comentário:

Postar um comentário