Este blog é uma espécie de "diário de bordo", uma forma de registrar e compartilhar um pouco do trabalho que venho desenvolvendo na busca da minha palhaça.


Espero que os leitores curtam cada depoimento, pois é sempre um relato sincero do que acontece, do que penso e sinto durante todo esse processo de "encontro comigo mesma"!!!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

E o palhaço o que é?

Tenho pensado muito sobre as características da minha palhaça - o que ela é?
Qual a lógica que conduz minhas ações quando porto o nariz?
Cabe aqui revelar que, por vezes, me pergunto - será que tenho uma palhaça? Será que sou uma palhaça?
Bom, questões complexas que não pretendo responder aqui...até porque tenho medo das possíveis respostas!
Mas enfim, antes que questões complexas acabem por me paralisar, sigo pensando no meu trabalho, e trabalhando muito, mesmo que os pensamentos sejam confusos!
 
Fiquei, então pensando em algumas características que se repetem de maneira espontânea no meu jogo:
Charme - sou metida a charmosa, pisco, rodopio, me exibo.
Altero ações delicadas com ações brutas - tá, mais brutas que delicadas!
Não aguento quando alguém ri, tenho que me divertir junto!
Meiga e querida apesar de bruta e um tanto porca!

Nossa! Só consigo reconhecer isso! Na verdade não é um reconhecimento, isso foi apontado por professores, amigos e público em geral, que vê minhas improvisações e depois comenta.
A questão do charme eu já tinha captado, mas tive que assumir com tudo durante a oficina do LUME. Nesta mesma oficina o orientador Ricardo Puccetti também chamou a atenção para o caráter bruto que as vezes tenho "uma coisa bem gaúcha", segundo ele! Mas isso ficou gritante depois da primeira experimentação que fiz do meu trabalho, no final um amigo (o Japa) olhou e disse "ela destrói tudo o que toca! Quando não destrói emporcalha!" Olhei a minha volta e realmente o cenário tava em pandarecos, flores desfolhadas, pasta de dente no chão, boneco quebrado...uuiiiii!

Tenho que prestar atenção às minhas ações e à lógica que as conduz!
Ai meu Deus, mais uma coisa para pensar, observar, compreender!!!!! Vamos lá!
Não tá morto quem peleia!
Segue um trecho do livro A ARTE DE ATOR do Luís Otávio Burnier:

"Um avanço importante, no amadurecimento de um clown, é quando o ator encontra o modo de pensar de seu clown. É o modo de ser e pensar do clown que determina todas as suas ações e reações, sua dinâmica, seu rítmo. Não se trata de um pensar puramente racional, mas de um pensar corpóreo, muscular, físico. É o corpo que age e reage segundo a lógico do clown. É um pensar também afetivo e emotivo. Mas, sobretudo, o aspecto corpóreo desta afetividade e emocionalidade." (BURNIER, 2001, p.219)

Coisas para ficar atenta:
estado de jogo
construção das ações e do repertório
lógica das ações

Acredito que tudo isso está juntoemisturado, apesar de serem coisas distintas estão interligadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário